Tecnologia Verde no extermínio da Klebsiella pneumoniae
Em total sintonia com sua missão “buscar inovações visando criar parcerias sólidas baseadas no respeito, confiança e credibilidade, além do desenvolvimento de novos produtos respeitando o Meio Ambiente e a comunidade” a CICLO FARMA Indústria Química e a Universidade de São Paulo – USP Campus Ribeirão Preto, estabeleceram uma parceria para o desenvolvimento de um produto com ação bactericida, que possui como principio ativo um extrato vegetal, extremamente biodegradável e isento de reações adversas. Tal pesquisa cientifica teve inicio em 2007.
O produto com aplicação para desinfecção de superfícies fixas foi testado em sua atividade frente a vários microrganismos tais como Staphylococcus aureus, Salmonella choleraesuis, Pseudomonas aeruginosa com contato de 5 minutos e Escherichia coli tempo de contato de 30 minutos. Além dos testes de atividade foram realizados avaliação da sensibilidade dérmica e irritação ocular que comprovam a ausência de irritabilidade do produto.
Atenta às notícias sobre infecções hospitalares a CICLO FARMA em aproximadamente 18 de março de 2010 informou – se sobre o surto de Klebsiella pneumoniae ocorrido na Neonatal da Santa Casa de Franca, entramos em contato com os responsáveis da CCIH expondo nossa pesquisa e algumas informações sobre nosso produto, ainda em fase de registro, a Santa Casa de Franca disponibilizou as cepas selvagens que foram cultivadas após o surto na neonatal.
Após o cumprimento de várias exigências estabelecemos esta parceria na qual a CICLO FARMA Indústria Quimica fabricou e disponibilizou o produto piloto a ser testado, a USP Ribeirão Preto disponibilizou o laboratório de microbiologia e os materiais para os ensaios e a Santa Casa de Franca as cepas para teste.
O resultado das analises de eficácia antimicrobiana para Klebsiella pneumoniae utilizando o produto de origem vegetal, padronizado e patenteado pela CICLO FARMA Indústria Química e USP foi POSITIVO se mostrando eficaz para a bactéria testada.
Infecções causadas por bacilos gram-negativos multirresistentes produtores de β-lactamase (enzima capaz de inibir a ação dos antibióticos sobre a mesma) têm ocorrido com muita frequência nas UTI Neonatais e são associadas com significante mortalidade. Devido à resistência a numerosos agentes antimicrobianos, o tratamento pode ser desafiador.
A Klebsiella pneumoniae tem sido causa importante de infecções hospitalares adquiridas, especialmente no período neonatal e a taxa de mortalidade pode ser tão alta quanto 70%.
A CICLO FARMA Indústria Química se orgulha da possibilidade de poder auxiliar no controle da disseminação desta bactéria. O produto natural classificado como desinfetante tem ação bactericida e bacteriostática sobre a bactéria Klebsiella pneumoniae.
Daniela Sicci Del Lama
CRF: 27.043
Farmacêutica