LIMPEZA: É o procedimento de remoção de sujidade e detritos para os artigos hospitalares limpos, reduzindo a população microbiana. A limpeza deve anteceder os procedimentos de desinfecção ou de esterilização, pois já no processo de limpeza ocorre a redução da carga microbiana através remoção da sujidade e da matéria orgânica presentes nos materiais.
De acordo com inúmeros estudos sabemos que a limpeza manual ou mecânica, com água e detergente ou produtos enzimáticos reduzem drasticamente a carga de microrganismos dos artigos.
O excesso de matéria orgânica (sangue, secreções, restos de alimentos, fezes e outros) nos instrumentais e artigos hospitalares pode aumentar o tempo do processo de esterilização e desinfecção, interferindo na eficácia do método escolhido, que pode estar padronizado para um tempo que, devido ao excesso da carga de matéria orgânica passa a não ser suficiente.
O avanço tecnológico tem lançado no mercado equipamentos complexos dotados de estreitos lúmens que tornam a limpeza um verdadeiro desafio. Assim, afirma-se que a limpeza rigorosa é condição básica para qualquer processo de desinfeção ou esterilização.
“É possível limpar sem esterilizar, mas não é possível garantir a esterilização sem limpar”.
Contendo 4 enzimas com poderosa atividade frente a matéria orgânica presente nos artigos e instrumentais médicos, nosso produto apresenta:
Enzimas de alto desempenho: Protease, amilase, carboidrase e lipase.
Ação enzimática comprovada.
Atende a lavagem manual e automática (Lavadoras Ultrassônicas)
Sua formulação contém tensoativos biodegradáveis.
Diluição comprovada e redução drástica da carga orgânica, diminuído o tempo gasto com pré lavagem otimizando o processo de limpeza e posterior desinfecção/esterilização.